segunda-feira, 31 de março de 2008

Origami assimétrico - Wizard - Mago - Satoshi Kamiya








A característica singular deste modelo, conforme seu próprio criador, Satoshi Kamiya, é sua assimetria. Geralmente, um origami possui um de seus lados idêntico ao outro. Assim, por exemplo, quando dobramos um pássaro, as asas serão simétricas, ou seja, iguais. Não é o caso deste modelo: o famoso Mago (Wizard) encontrado no livro "Works of Satoshi Kamiya" publicado pela Origamihouse do Japão. Em uma das mãos, há um cajado. Na outra não há nada. Além disso, a própria roupa do mago não é simétrica. As fotos mostram o modelo antes e depois dos acabamentos. Dobrei com o mesmo tipo de papel utilizado para o crocodilo. Por ser um papel "grosso", fica difícil fazer os acabamentos, principalmente as mãos. Para quem for tentar dobrar o modelo, sugiro um papel maior do que o que usei (35cm x35cm) ou, se for utilizar papel deste tamanho, procure um papel relativamente "fino", como é o papel manteiga. Já me perguntaram como fazer as mãos do mago. É muito difícil tentar ensinar sem imagens, mas acho que o segredo maior está entre os passos 105 e 106 do modelo. No 105, é necessário desdobrar muitas camadas de papel de maneira a ficar conforme mostra o diagrama 106. Esse diagrama é muito bem feito. Todos os passos dobrados devem ficar exatamente como mostrado nos diagramas, principalmente as marcas no papel. Outro ponto importante é tentar traduzir as instruções. Boas dobras a todos.

domingo, 23 de março de 2008





Manuel Sirgo é um artista espanhol pouco citado no Brasil mas que já criou dobras super interessantes. Para quem gosta de origamis de insetos, seus dois livros publicados são imperdíveis. Há sempre destaque para esse tema. Os mesmos podem ser comprados pela internet através do conhecido site de Nicolas Terry: http://www.origami-shop.com/index.php

Dos modelos que dobrei (confesso que foram apenas dois), não tive problemas com os diagramas mas é importante lembrar que, para os insetos, é necessário sempre papel "fino" e resistente. Outro atrativo do livro é a diversidade e perfeição dos modelos.

O crocodilo acima, foi tirado do seu livro "Imaginando en Papel", uma ótima aquisição para os apaixonados pela arte milenar das dobras. Aqui, novamente lembro a importância do acabamento. Eu não sei o nome do papel utilizado mas eu também o adquiri no site citado acima. É um papel resistente e razoavelmente "grosso" com uma cor super viva. Não gosto de falar em gramaturas por metro quadrado mas, para quem prefere essa nomeclatura, utilizei um quadrado de 35 cm de lado com 78 g/m².

Boas dobras!!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Armadillo !!!!!


Um amigo meu me pediu um origami de um Tatu.

Primeiramente, devo esclarecer que uma das maneiras mais rápidas de encontrar um diagrama é através do site: http://db.origami.com/ que é um banco de dados sobre origamis (daí vem seu nome DataBaseOrigami). Aqui, é possível saber em qual livro ou página da internet determinado diagrama pode ser encontrado apenas digitando o nome do seu autor ou o nome do modelo que vc quer dobrar. Também é possível filtar buscas por autor ou livro. Enfim, é um site super útil. A única observação é que muitos diagramas são catalogados a partir do nome em inglês do modelo. Conclusão: eu teria de saber como é tatu em inglês.


Pois bem, procurei o verbete em um pequeno dicionário português-inglês que tenho e não o encontrei. Acabei deixando a idéia de lado por um tempo. Ocorre que, certo dia, eu estava assistindo a um dos programas mais educativos da década passada, a saber, "Friends", e aprendi a palavra que procurava em um episódio em que Ross veste-se de tatu. O mais interessante é que tatu em inglés é, na verdade, tatu em espanhol: Armadillo. Procurei o diagrama pelo nome "armadillo" e encontrei esse modelo acima. Dobrei com papel manteiga.


Com isso tudo, acabei aprendendo muitas coisas: tatu em inglês e em espanhol (já estou no quarto semestre de um curso de espanhol e ainda não havia aprendido esta palavra). Aprendi também, pelo oráculo da era moderna (Google), que existe tatu gigante e que tem até site só para tratar de tatu ( http://www.msu.edu/~nixonjos/armadillo/ ). Não sabia que o bichinho era tão estimado. Origami é cultura mesmo.