sábado, 6 de dezembro de 2008

Deutscher Schäferhund



Comentários do amigo e criador de pastores Beto Aquino, biólogo renomado, sobre o origami acima, feito por encomenda:

"Belíssimo origami, que encheria de orgulho o próprio Max Von Stephanitz(criador da raça). Esta representação do Deutsche Schaferhunde (pastor alemão) nos reporta a 1899 quando os primeiros exemplares oficiais foram apresentados no Verein fur Deutsche Schaferhunde (SV ), Associação dos Pastores Alemães.

A beleza da raça, fielmente representada na arte acima, transcende seus aspectos morfológicos e se concretizam de forma pungente em sua devoção, atenção, inteligência, esportividade, carinho, zelo e proteção dispensados à família a qual pertence."

----- Modelo criado por Seiji Nishikawa e dobrado por mim em papel de 35 x 35 cm
Livro: Works of Seiji Nishikawa

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Origami em Movimento - Cavalo - Roman Diaz





Depois de alguns meses sem ter tempo para dobrar, resolvi plegar um modelo de Román Diaz. É incrível como suas figuras parecem ter vida. Esse cavalo foi dobrado com um papel que comprei na loja do Sr. Nicolas (pela internet, claro). Trata-se de um papel "grosso" mas que mantém os vincos pois alguns papéis de gramatura maior, com o tempo, vão desdobrando. Não é esse o caso.


O segredo, como sempre, o acabamento. Gasta-se tanto tempo em acabamento quanto na dobra do animal em si. O resultado é o da imagem acima. Parece que tirei a foto de um cavalo de verdade e, através de efeito de photoshop, transformei o que era real em papel.



Vou acabar dobrando o livro todo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Livros de Origami - Parte 1

Muito tempo sem escrever, mas é que estou completamente sem tempo.

A pedidos:

Sites confiáveis para comprar livros de origami (onde comprei pelo menos 02 livros em cada):

http://www.origami-shop.com/terry-nicolas-m-10.html

Site de Nicolas Terry. O próprio artista mantém e envia os livros. O dele, eu até consegui autografado!!! O único problema?? Os preços estão em Euro. Mas se a compra for sempre de pelo menos 02 livros, vale a pena. Cada um sai por cerca de 90 reais (talvez até menos, não me recordo ao certo). Já comprei deste site o livro do próprio Nicolas, do Roman Diaz e os do Manuel Sirgo. NADA a reclamar.

Para os livros japoneses mais cobiçados (Tanteidan, Satoshi, etc.), a melhor opção é, sem dúvida, o site da própria editora:

http://www.origamihouse.jp/book/original/house.html

Escolha pagar em dólares americanos e mande um email explicando essa opção.
Já comprei vários livros neste site. Demora um pouco para chegar mas é confiável.
Basta ir aos correios e dizer que quer mandar determinada quantia para o exterior (Japão) e informar o endereço de quem vai receber o dinheiro (no caso, o endereço da editora).

Se não mudou, é esse:

Origami house#216, 1-33-8, Hakusan,Bunkyo-ku, Tokyo, 113-0001 JAPAN

Daí, manda um email para: info@origamihouse.jp (em ingles ou japonês) dizendo que mandou "x" e informando, ainda, por quais livros vc pagou. LEMBRE: O Preço do Site em dólares já inclui o frete!!!!

Manda também, neste email, o comprovante dos correios escaneado ou fotografado. Passados alguns dias, o site japonês responde já confirmando o envio.

Para minha cidade, os Correios cobram 27 reais pelo serviço. Então, por exemplo, se vc pedir dois livros de 30 dólares cada (considerando o dólar a 1,8) vai gastar no total, mais ou menos, 135 reais. Cada livro sai a 70 reais. Vale cada centavo.

Lembrando: Não há imposto de importação para livros. Pode comprar a vontade.

Qualquer dúvida, basta postar aqui... se eu demorar pra responder.. é pura falta de tempo.

Depois posto mais sobre livros e sites e coloco ainda fotos dos que comprei (emprestei minha máquina fotográfica).

Boas Dobras.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Origami assimétrico - Wizard - Mago - Satoshi Kamiya








A característica singular deste modelo, conforme seu próprio criador, Satoshi Kamiya, é sua assimetria. Geralmente, um origami possui um de seus lados idêntico ao outro. Assim, por exemplo, quando dobramos um pássaro, as asas serão simétricas, ou seja, iguais. Não é o caso deste modelo: o famoso Mago (Wizard) encontrado no livro "Works of Satoshi Kamiya" publicado pela Origamihouse do Japão. Em uma das mãos, há um cajado. Na outra não há nada. Além disso, a própria roupa do mago não é simétrica. As fotos mostram o modelo antes e depois dos acabamentos. Dobrei com o mesmo tipo de papel utilizado para o crocodilo. Por ser um papel "grosso", fica difícil fazer os acabamentos, principalmente as mãos. Para quem for tentar dobrar o modelo, sugiro um papel maior do que o que usei (35cm x35cm) ou, se for utilizar papel deste tamanho, procure um papel relativamente "fino", como é o papel manteiga. Já me perguntaram como fazer as mãos do mago. É muito difícil tentar ensinar sem imagens, mas acho que o segredo maior está entre os passos 105 e 106 do modelo. No 105, é necessário desdobrar muitas camadas de papel de maneira a ficar conforme mostra o diagrama 106. Esse diagrama é muito bem feito. Todos os passos dobrados devem ficar exatamente como mostrado nos diagramas, principalmente as marcas no papel. Outro ponto importante é tentar traduzir as instruções. Boas dobras a todos.

domingo, 23 de março de 2008





Manuel Sirgo é um artista espanhol pouco citado no Brasil mas que já criou dobras super interessantes. Para quem gosta de origamis de insetos, seus dois livros publicados são imperdíveis. Há sempre destaque para esse tema. Os mesmos podem ser comprados pela internet através do conhecido site de Nicolas Terry: http://www.origami-shop.com/index.php

Dos modelos que dobrei (confesso que foram apenas dois), não tive problemas com os diagramas mas é importante lembrar que, para os insetos, é necessário sempre papel "fino" e resistente. Outro atrativo do livro é a diversidade e perfeição dos modelos.

O crocodilo acima, foi tirado do seu livro "Imaginando en Papel", uma ótima aquisição para os apaixonados pela arte milenar das dobras. Aqui, novamente lembro a importância do acabamento. Eu não sei o nome do papel utilizado mas eu também o adquiri no site citado acima. É um papel resistente e razoavelmente "grosso" com uma cor super viva. Não gosto de falar em gramaturas por metro quadrado mas, para quem prefere essa nomeclatura, utilizei um quadrado de 35 cm de lado com 78 g/m².

Boas dobras!!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Armadillo !!!!!


Um amigo meu me pediu um origami de um Tatu.

Primeiramente, devo esclarecer que uma das maneiras mais rápidas de encontrar um diagrama é através do site: http://db.origami.com/ que é um banco de dados sobre origamis (daí vem seu nome DataBaseOrigami). Aqui, é possível saber em qual livro ou página da internet determinado diagrama pode ser encontrado apenas digitando o nome do seu autor ou o nome do modelo que vc quer dobrar. Também é possível filtar buscas por autor ou livro. Enfim, é um site super útil. A única observação é que muitos diagramas são catalogados a partir do nome em inglês do modelo. Conclusão: eu teria de saber como é tatu em inglês.


Pois bem, procurei o verbete em um pequeno dicionário português-inglês que tenho e não o encontrei. Acabei deixando a idéia de lado por um tempo. Ocorre que, certo dia, eu estava assistindo a um dos programas mais educativos da década passada, a saber, "Friends", e aprendi a palavra que procurava em um episódio em que Ross veste-se de tatu. O mais interessante é que tatu em inglés é, na verdade, tatu em espanhol: Armadillo. Procurei o diagrama pelo nome "armadillo" e encontrei esse modelo acima. Dobrei com papel manteiga.


Com isso tudo, acabei aprendendo muitas coisas: tatu em inglês e em espanhol (já estou no quarto semestre de um curso de espanhol e ainda não havia aprendido esta palavra). Aprendi também, pelo oráculo da era moderna (Google), que existe tatu gigante e que tem até site só para tratar de tatu ( http://www.msu.edu/~nixonjos/armadillo/ ). Não sabia que o bichinho era tão estimado. Origami é cultura mesmo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O papel nem sempre é quadrado.


A maioria dos origamis são feitos a partir de um papel quadrado, sem cortes, cola ou sem utilizar mais de uma folha. Até agora, todos os Origamis aqui postados foram feitos com uma única folha de papel quadrada. As vezes, para obter o resultado esperado, o artista utiliza um papel quadrado de dimensões exageradas. Como exemplo, podemos citar o dragão mais complexo já dobrado (pelo menos que eu tenha conhecimento) e criado Satoshi Kamyia, que utilizou uma folha quadrada com 2 metros de lado!!!! É por isso que muitas vezes nós amadores temos dificuldade de dobrar um modelo, pois ele foi idealizado para ser feito com folhas enormes de papel que não são fáceis de serem encontradas. Até agora, tenho improvisado com papel manteiga. Para fugir um pouco do comum, dobrei esse modelo de Joseph Wu, a partir de uma folha em formato retangular.