domingo, 29 de março de 2009

Escorpión Buthus - Manuel Sirgo - escorpión - scorpion - escorpião

Sobre o papel utilizado (Papel Kraft, aproximadamente 50 xm x 50cm)
Eu não costumo dobrar insetos (ou semelhantes pois o escorpião não é inseto) pois é muito difícil encontrar um papel adequado para a tarefa. O nome do papel que utilizei para este modelo é Kraft, que é extremamente forte, praticamente "irrasgável" (nem sei se existe essa palavra) e que suportou todas as pressões, apertos, desdobras e dobras sem nenhum rasgão!!! Realmente impressionante. Aliás, Kraft em alemão quer dizer força. Eu tinha este papel guardado há um tempão e não sabia o quanto era eficiente.
É um papel extremamete recomendável para modelos que exigem folhas grandes e que aguentem pressão. Pode ser encontrado no site: www.origami-shop.com (veja recado ao lado)

Sobre o modelo:
O maior problema em se dobrar um escorpião é tentar fazê-lo seguindo a anatomia do bichinho.
Os maiores desafios a serem vencidos são:
1. O abdome (que é na parte de cima) possui sete divisões que vão ficando maiores na medida em que se aproximam da cauda. É muito difícil conseguir dobrar exatamente sete divisões e ainda deixar "espaço" para dobrar a cauda. A curiosidade é que no diagrama há o comando para as sete divisões mas, nas fotos do modelo no livro, só há quatro divisões. Acho que nem o autor teve paciência para dobrar todas as sete.
2. A cauda possui 5 divisões (arredondadas) e o aguilhão.
3. As patas possuem quatro divisões cada.

O papel ajudou demais para o sucesso do modelo. Peço desculpas aos amantes de insetos pelos eventuais equívocos cometidos.

Dobrado a partir do diagrama de Manuel Sirgo. Livro: "Imaginando em papel" - Salvatella - 2006 - pg. 197

quarta-feira, 18 de março de 2009

Aslam


Belo modelo que me custou algum tempo nos acabamentos. O papel sofreu bastante pois, quase no fim, me atrapalhei e tive que desdobrar e dobrar tudo novamente. Nem sei como o danado aguentou. Tenho certeza de que se fosse dobrá-lo novamente o resultado seria bem melhor, mas acontece que nunca (ou quase nunca) dobro o mesmo modelo mais de uma vez. Ocorre que tenho pouco tempo livre e prefiro sempre arriscar algo novo. Quem sabe algum dia, com mais tempo.... O leão é um animal fascinante, mesmo dobrado, não perde sua pompa. Esse modelo ao vivo é impressionante, com uma enorme juba tridimensional.... Recomendo!!

Papel utilizado: Washi de 35 x 35cm
Criador: Satoshi Kamiya
Interpretação de Youji Minami
Diagrama no Livro Tanteidan Convention v.13 Pg. 41 a 53