domingo, 17 de junho de 2007

Kirigami ou Kirikomi Origami?



O primeiro origami mais complexo que vi, há muitos anos atrás, foi esse siri. Um tio meu o trouxe do Japão já feito e o deu ao meu primo. Bem, como eu não tinha diagrama, convenci meu primo a desdobrá-lo para aprender como fazê-lo. Assim, pude perceber que o papel havia sido cortado e só anos mais tarde eu descobriria que o siri tratava-se de um Kirigami ou Kirikomi Origami. Para muitos trata-se da mesma coisa mas no Livro Complete Origami de Eric Kenneway encontramos uma diferença. Assim, Kirigami seria a palavra japonesa para cortes feito no papel após ter sido dobrado de modo que, quando desdobrado, formasse algo. Kirikomi Origami é um origami feito com um papel que sofreu alguns cortes mas sem alterar a forma do mesmo. Aqui, mostro como fazer o primeiro desses origamis que vi. Não sem quem o criou. Utilizei um papel de origami de 15 Cm. Boas dobras!!!











4 comentários:

Borboleta disse...

exibido mesmo.
cadê meu ratinho?
beijos

Anônimo disse...

Ei cara, vc está mandando bem. Sou seu fã, sucesso no seu blog. Logo logo sei que vc estará criando tb ai meu amigo... ninguem mais te segurará. O grande Raul Seixas disse um dia "...o homem é o exercício que faz." logo se nota a grande personalidade que vc se tornará. um forte abraço !!!

Anônimo disse...

estou adorando os origami e vc então sou louca por vc meu amor se antes eu já adorava origame agora então q é vc q tá fazendo estou amando te adoro te amo e te espero sucesso lindo

Youji Minami disse...

???