terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O papel nem sempre é quadrado.


A maioria dos origamis são feitos a partir de um papel quadrado, sem cortes, cola ou sem utilizar mais de uma folha. Até agora, todos os Origamis aqui postados foram feitos com uma única folha de papel quadrada. As vezes, para obter o resultado esperado, o artista utiliza um papel quadrado de dimensões exageradas. Como exemplo, podemos citar o dragão mais complexo já dobrado (pelo menos que eu tenha conhecimento) e criado Satoshi Kamyia, que utilizou uma folha quadrada com 2 metros de lado!!!! É por isso que muitas vezes nós amadores temos dificuldade de dobrar um modelo, pois ele foi idealizado para ser feito com folhas enormes de papel que não são fáceis de serem encontradas. Até agora, tenho improvisado com papel manteiga. Para fugir um pouco do comum, dobrei esse modelo de Joseph Wu, a partir de uma folha em formato retangular.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Youji!
Nossa, achei bárbaro seu nível de origamista! Espero um dia chegar pertinho.
Sou aqui do RJ também, participo do grupo Dobras Brasil(na verdade muito pouco), e depois de uns 8 anos, só agora estou tendo contato com kusudamas e me atrevido a tentar dobrar nível intermediário, e gosto muito de fazer bonecas.
Sua dica a respeito da utilização de papéis de tamanho grande foi de muita valia, vou experimentar.
Também tenho uma página, muito humilde, com minhas dobrinhas: http://dobracarioca.blogspot.com
Parabéns pelo seu trabalho e tudo de bom pra você.

Thiago disse...

Muito maneiro o Ancient Dragon !!! no momento estou dobrando o Wizqar (Satoshi Kamiya). Vc tem algum vídeo explicando algumas dobras? tenho dúvidas em alguns, se puder me ajudar fico agradecido.

Youji Minami disse...

Olá Glorinha.... obrigado pelos elogios...Origami é paciência, acima de tudo... e paciência requer muita prática. Prática requer tempo. Infelizmente o tempo é um bem cada vez mais raro...Abraços e boas dobras. (Gostei muito do seu blog)

Youji Minami disse...

Olá Thiago... infelizmente não tenho vídeo explicando dobras. Quer uma dica que parece besta mas que comigo funciona??? quando estiver com dúvidas, pare.... deixe a dobra de lado por um ou dois dias, depois retorne... muitas vezes vc percebe coisas que não havia visto antes. Quanto ao Wizard do Satoshi, faz um tempão que quero tentar dobrá-lo mas ando meio sem tempo. Abraços e boas dobras.

Borboleta disse...

Gostei da atualização.
meus origamis estão vindo na bagagem.
beijo

Anônimo disse...

opa amigo so meio novato nu origami, porem to tentando fazer o accident dragon q vc ja fez, ja dobrei algumas partes porem "impaquei" na dobra 66, me da uma judinha i, hehe. obrigado. vc ja ta dobrando muito em...

meu email e phsn3000@hotmail.com