quinta-feira, 13 de março de 2008

Armadillo !!!!!


Um amigo meu me pediu um origami de um Tatu.

Primeiramente, devo esclarecer que uma das maneiras mais rápidas de encontrar um diagrama é através do site: http://db.origami.com/ que é um banco de dados sobre origamis (daí vem seu nome DataBaseOrigami). Aqui, é possível saber em qual livro ou página da internet determinado diagrama pode ser encontrado apenas digitando o nome do seu autor ou o nome do modelo que vc quer dobrar. Também é possível filtar buscas por autor ou livro. Enfim, é um site super útil. A única observação é que muitos diagramas são catalogados a partir do nome em inglês do modelo. Conclusão: eu teria de saber como é tatu em inglês.


Pois bem, procurei o verbete em um pequeno dicionário português-inglês que tenho e não o encontrei. Acabei deixando a idéia de lado por um tempo. Ocorre que, certo dia, eu estava assistindo a um dos programas mais educativos da década passada, a saber, "Friends", e aprendi a palavra que procurava em um episódio em que Ross veste-se de tatu. O mais interessante é que tatu em inglés é, na verdade, tatu em espanhol: Armadillo. Procurei o diagrama pelo nome "armadillo" e encontrei esse modelo acima. Dobrei com papel manteiga.


Com isso tudo, acabei aprendendo muitas coisas: tatu em inglês e em espanhol (já estou no quarto semestre de um curso de espanhol e ainda não havia aprendido esta palavra). Aprendi também, pelo oráculo da era moderna (Google), que existe tatu gigante e que tem até site só para tratar de tatu ( http://www.msu.edu/~nixonjos/armadillo/ ). Não sabia que o bichinho era tão estimado. Origami é cultura mesmo.

4 comentários:

Borboleta disse...

aff... pesquisa profunda essa sobre tatu. rsrsrs
quero agora que vc faca o origami de um guaxinin. vc sabe? rsrsrs
primeiro comeca por saber como é guaxinin em inglês...
brincadeira.
legal esse tatuzin. ele fica com quantos centímetros?
beijo

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiii
tudo bem?bom eu di uma olhada na tua pagina e fiquei impresionada....como é que vc faz essas coisas? eu quero apreender!!!
vc é do cariri eu moro no jua. tem como me dar umas aulinhas....estou sumamente interesada...bom espero tua resposta.... bjos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

You could easily be making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat world[/URL], It's not a big surprise if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses little-known or misunderstood avenues to generate an income online.