segunda-feira, 31 de março de 2008

Origami assimétrico - Wizard - Mago - Satoshi Kamiya








A característica singular deste modelo, conforme seu próprio criador, Satoshi Kamiya, é sua assimetria. Geralmente, um origami possui um de seus lados idêntico ao outro. Assim, por exemplo, quando dobramos um pássaro, as asas serão simétricas, ou seja, iguais. Não é o caso deste modelo: o famoso Mago (Wizard) encontrado no livro "Works of Satoshi Kamiya" publicado pela Origamihouse do Japão. Em uma das mãos, há um cajado. Na outra não há nada. Além disso, a própria roupa do mago não é simétrica. As fotos mostram o modelo antes e depois dos acabamentos. Dobrei com o mesmo tipo de papel utilizado para o crocodilo. Por ser um papel "grosso", fica difícil fazer os acabamentos, principalmente as mãos. Para quem for tentar dobrar o modelo, sugiro um papel maior do que o que usei (35cm x35cm) ou, se for utilizar papel deste tamanho, procure um papel relativamente "fino", como é o papel manteiga. Já me perguntaram como fazer as mãos do mago. É muito difícil tentar ensinar sem imagens, mas acho que o segredo maior está entre os passos 105 e 106 do modelo. No 105, é necessário desdobrar muitas camadas de papel de maneira a ficar conforme mostra o diagrama 106. Esse diagrama é muito bem feito. Todos os passos dobrados devem ficar exatamente como mostrado nos diagramas, principalmente as marcas no papel. Outro ponto importante é tentar traduzir as instruções. Boas dobras a todos.

13 comentários:

Fernando Barbieri disse...

Ficou Muito bom seu Wizard. parabéns.

Borboleta disse...

Fico feliz que vc esteja dobrando tantas coisas legais. O duende e o ratinho fazem parte da decoração do meu quarto. Ficam junto do Molier e da foto da turma do bairro tirada na ultima confraternização.
Saudade de todo mundo. Pena que nao deu preu ir pra fortal na semana santa. Mas vou ver se remarco a passagem. quem sabe nao nos encontramos?
beijo

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu Mago, PERFEITO!!
Eu consegui esse diagrama do livro Works of Satoshi Kamiya só que está sem as páginas 188 e 189 e gostaria muito de fazer esse Wizard! Se não for muito encomodo, será que você poderia me mandar por e-mail esse diagrama (nem que seja só estas páginas), já ficarei muito agradecido.
Obrigado e continue com este trabalho maravilhoso!

OBS: e-mail: hborigami@yahoo.com.br

Youji Minami disse...

Olla harley... respondi para o seu email. Abraços.

Youji Minami disse...

Obrigado a todos pelos elogios e por estarem acompanhando minhas dobras. Cara Borboleta, espero que nos enontremos em breve. saudades.

Carminha disse...

Por acaso acessei seu blog, não sabia que iria me deparar com trabalhos tão lindos.
Faço alguns origamis mas nada comparado ao seu.
Abraços
http://mcmgarcia11.blogspot.com/

Youji Minami disse...

Obrigado carminha. Vi seu blog também... Acontece que dobramos estilos diferentes e é isso que deixa o origami tão fascinante. As variaçoes que um mesmo diagrama pode sofrer. Grande abraço.

Unknown disse...

E ai Minami ?! Parabéns pelo magistroso e magnífico trabalho. Gostaria de expor alguns de seus trabalhos aqui em casa, já te disse isso, eu ficaria muito orgulhoso de dizer que é de um grande e talentoso amigo. Poderíamos começar com animais o que vc acha ? Reservarei um local todo especial aqui em casa. Um forte abraço !!

FEITO POR MIM disse...

Impressionada com seus talentos,meu querido!

Anônimo disse...

ficou legal o teu wizard

mas vc poderia passar o diagrama para o meu e-mail?
cidraljunior@hotmail.com

Anônimo disse...

esqueci eu to sem as paginas 188 e 189 do livro vc poderia me passar?
cidraljunior@hotmail.com

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

hola Mundo Youji
soy miguel

podrias mandarme las paginas 188 y 189 del libro works of satoshi kamiya donde viene la figura del mago de satoshi kamiya, te lo agradezco mucho, un saludo desde mexico. just_mikewilliams@hotmail.com