domingo, 29 de março de 2009

Escorpión Buthus - Manuel Sirgo - escorpión - scorpion - escorpião

Sobre o papel utilizado (Papel Kraft, aproximadamente 50 xm x 50cm)
Eu não costumo dobrar insetos (ou semelhantes pois o escorpião não é inseto) pois é muito difícil encontrar um papel adequado para a tarefa. O nome do papel que utilizei para este modelo é Kraft, que é extremamente forte, praticamente "irrasgável" (nem sei se existe essa palavra) e que suportou todas as pressões, apertos, desdobras e dobras sem nenhum rasgão!!! Realmente impressionante. Aliás, Kraft em alemão quer dizer força. Eu tinha este papel guardado há um tempão e não sabia o quanto era eficiente.
É um papel extremamete recomendável para modelos que exigem folhas grandes e que aguentem pressão. Pode ser encontrado no site: www.origami-shop.com (veja recado ao lado)

Sobre o modelo:
O maior problema em se dobrar um escorpião é tentar fazê-lo seguindo a anatomia do bichinho.
Os maiores desafios a serem vencidos são:
1. O abdome (que é na parte de cima) possui sete divisões que vão ficando maiores na medida em que se aproximam da cauda. É muito difícil conseguir dobrar exatamente sete divisões e ainda deixar "espaço" para dobrar a cauda. A curiosidade é que no diagrama há o comando para as sete divisões mas, nas fotos do modelo no livro, só há quatro divisões. Acho que nem o autor teve paciência para dobrar todas as sete.
2. A cauda possui 5 divisões (arredondadas) e o aguilhão.
3. As patas possuem quatro divisões cada.

O papel ajudou demais para o sucesso do modelo. Peço desculpas aos amantes de insetos pelos eventuais equívocos cometidos.

Dobrado a partir do diagrama de Manuel Sirgo. Livro: "Imaginando em papel" - Salvatella - 2006 - pg. 197

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens Minami, a biologia agradece a menção feita com tamanha destreza. Eis ai uma simbiose prolífica, de um animal do filo arthropoda, subfilo quelicerata, classe aracnida e ordem scorpionida(que até hoje facina a ciência com sua resistência,comportamento, importâncias farmacológicas e bauplan corporal que inspira os cientistas da NASA) e um profícuo origamista de apodítico talento. BRAVO !

Anônimo disse...

Boa tarde! Gostaria de saber se vcs fornecem os diagramas das pçs produzidas. Tenho mto interesse nesse escorpião e no Ancient Dragon de Satoshi Kamiya. Vc poderia enviar? Meu e-mail é rodrigoalvescla@gmail.com

Bel disse...

Parabéns ficou perfeito bjs