domingo, 9 de agosto de 2009

Simplicidade

Nem todo Origami precisa de inúmeras dobras. Na verdade, já dobro há mais de 20 anos e só nos últimos quatro descobri as dobras mais complexas.

Acho uma pena que a maioria dos mestres esqueçam os origamis simples, com poucas dobras e formas mais geométricas.

Talvez, esses modelos complexos afastem cada vez mais as pessoas da arte de dobrar. Muitos acham que não conseguirão dobrar diagramas com mais de 100 passos e ficam apenas observando fotos ao invés de assumirem um papel ativo de "dobrador".

Lembro que, quando criança, bastava dobrar os modelos uma vez para aprender a fazê-los (como é o caso desse da foto). Atualmente, os origamis que dobro são tão complicados que não me aventuro a executar um diagrama mais de uma vez.

Não estou defendendo o retrocesso na criação. Todo dia temos mais e mais modelos impressionates e as técnicas se multiplicam. Para os amantes das dobras há sempre material novo.

Mas e as pessoas que não sabem dobrar? E as crianças que adoram dobrar mas se perdem com diagramas complexos? E a graça de pegar qualquer papel pequeno e transformá-lo em arte com poucas dobras?

Acho que a criatividade dos grandes criadores poderia também se voltar um pouquinho para a criação de modelos belos, mas com dobras mais simples e formas mais geométricas como era antes.

Esse modelo eu fiz há uns 10 anos, quando ainda não conhecia Roman Diaz, Nicolas Terry, Satoshi , Robert Lang etc.
Trata-se de um dromedário dobrado a partir da base do pássaro (a mesma do tsuru), muito facil de dobrar.

Modelo: Dromedário
Papel: Próprio para origami 15cm x 15cm
Autor: ?
Livro: Não tenho mais e nem lembro qual era

5 comentários:

Unknown disse...

concordo plenamente. é frustrante pra um iniciante pegar os diagramas complexos. vc fica achando que nunca poderá fazer algo bonito e desiste até mesmo das coisas simples, por achar que ela não são belas...

Paulo enrique disse...

Realmente, eu passei por esse aperto quando comecei a dobrar, a alguns meses. Comecei dobrando uns 2 modelos básicos e já passei para o gato do Anibal Voyer. Acredito que isso tenha acontecido com muitas pessoas. Os modelos mais geométricos são bons para pegar a manha das dobras e símbolos.
E agora eu gostaria de tirar uma dúvida : qual o melhor tipo de papel para dobrar insetos?

Youji Minami disse...

Olá Paulo... para dobrar insetos, eu uso o papel Kraft que é fino e resistente. Não sei se vende no Brasil. Eu o compro pelo site: http://www.origami-shop.com/

Abraços e boas dobras

Tati disse...

Oi, primeiro quero parabenizá-lo pelos seus trabalhos que são lindos e se vc puder eu quero o diagrama do dragão publicado dia 16/06/2007 pode mandar para quarta28@hotmail.com :) eu estou aprendendo ainda mas eu quero muito tentar o dragão obrigada

Youji Minami disse...

Olá Tati.. nao tenho o diagrama em arquivo, apenas o livro. Bjs.