sábado, 24 de março de 2012

Octopus...





Há anos não posto por aqui. Totalmente sem tempo. Pena. Há momentos em que devemos pensar se vale a pena correr tanto e deixar pequenas alegrias para trás. Bem... Há alguns dias perguntei a uma menininha se ela  sabia fazer origami. Ela disse que sabia dobrar um barquinho, "aquele origami que coloca quatro dedinhos", e um chapeuzinho "que é um barquinho de cabeça para baixo". Ela me perguntou o que eu sabia dobrar. Eu, para impressionar a menininha, pedi que ela escolhesse qualquer animal do mundo. Esperava que ela dissesse: cachorrinho, gatinho, passarinho etc. A resposta me deixou desconcertado: UM POLVO!!! Putz.... Bem.. missão dada é missão cumprida... Não ficou muito legal, mas, com boa vontade, dá para imaginar que cheguei a um resultado razoável.... A dificuldade deste modelo de Peter Engel (Livro: Origami from Angelfish to Zen) é a mesma de todos os origamis de bichinhos de mais de cinco pontas: deve-se usar um papel muito resistente e ter muita paciência nos acabamentos. Bem... pelo menos tive uma desculpa para dobrar... Aprendi a lição.

4 comentários:

Deinha disse...

Oi!
Entendo muito bem quando diz que não tem tempo.Às vezes o tempo cronológico existe, mas a energia para empreender em algo novo falta.Tem hora que na multiplicidade de tarefas, faltam os dois:tempo e energia.Que bom que o Universo usou sua menina como motivadora para dobrar esse lindo polvo.Você diz que ficou mal dobrado.Achei lindo!!!Quero ainda dobrar os origamis do livro que vc mencionou, que não são tão simples e enganam a primeira vista.Acho seu blog muito bonito e mesmo sabendo que não postava há algum período,gostei do trabalho e fiz o link dele. Espero ter o contentamento de ver os origamis lindos que faz. um abraço!

Youji Minami disse...

Obrigado pelos comentários Deinha!! Fico feliz que tenha gostado... Não achava que as pessoas ainda acompanhassem este blog.. Afinal, desde 2009 sem postar. Forte abraço!

Mentor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mentor disse...

Sabe Minami, outro dia eu lia sobre uma coisa chamada propriedades emergentes, algo como: o todo é maior que a soma das partes. Na pratica, podemos comprovar nas receitas pois o resultado tem sempre um pouco da mão do cozinheiro, voce pode tentar e tentar mas o prato nunca vai sair igual, mas nem por isso vai deixar de ser apetitoso. Não conheço o cozinheiro do restaurante o que me importa é a impressão sensorial causada por sua comida, o que me leva a julga-lá como boa ou ruim. Da mesma forma, não preciso conhecer autores renomados de origamis para julgar uma obra como sendo digna de aplausos, certamente sua obra não é e nunca será igual a de outro autor por mais que você tente, pois um pouco de você estará sempre arraigado nela, o que a torna única e nesse caso em particular, admirável !! Parabéns Minami